QiGong: movimentos e posturas para melhorar a energia interna e fortalecer o corpo

Consiste na junção de movimento, postura, meditação e respiração. 

“Cuida da mente a mover o corpo. Cuida do corpo a acalmar a mente.” – Autor desconhecido. 

O QiGong talvez seja a área da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) menos conhecida no Ocidente, no entanto uma que eu hoje considero de extrema importância. Mas afinal o que é o QiGong (Ou ChiKung)? 

De uma forma geral, o QiGong á a área mais física da MTC. É a junção de movimento, postura, meditação e respiração. Através de movimentos lentos ou posturas estáticas procuramos melhorar a nossa energia interna e fortalecer o nosso corpo. 

Durante os meus cinco anos de licenciatura, tivemos aulas de QiGong. É a única disciplina que nos acompanhou durante todo o percurso académico desde o primeiro dia. Confesso que nunca foi minha aula favorita, embora hoje pratique com alguma frequência. Penso que nos meus 20 anos e com uma mentalidade extremamente ocidental e científica, dei-lhe muito pouca importância. Hoje já penso de forma completamente diferente. 

Com base na Medicina Tradicional Chinesa, Filosofia e Arte Marcial, é utilizado para o cultivo e equilíbrio da nossa energia vital (Qi). Muito semelhante ao Tai Chi, para quem está a observar, embora visivelmente mais lento e mais voltado para o nosso interior. 

Os benefícios que o QiGong pode ter na nossa saúde são imensos. E existem milhares de exercícios adaptados para cada condição. Desde exercícios para fortalecer ligamentos e tendões, melhorar o nosso sistema digestivo, para acalmar a mente…. Podemos fazer QiGong em pé́, sentados ou até mesmo deitados, portanto pode ser feito por quase toda a população, independentemente da idade ou condição física. Tenho muitos colegas a trabalhar voluntariamente em escolas a utilizar o QiGong com crianças com ADAH (Hiperatividade e Défice de Atenção). Por norma as crianças gostam bastante. 

Um fato curioso acerca do QiGong, embora seja parte integrante da MTC, e uma das cinco áreas principais associada a Medicina Chinesa: O QiGong foi muito desenvolvido e divulgado pelos Budistas (em oposição ao Taoísmo). Por isso não se admirem caso procurem sistemas de QiGong na internet, vejam um monge budista (os monges de Shao Lin divulgam imensos sistemas). Os monges de Wu Tang têm uma interpretação mais Taoista do QiGong. Eu sinceramente gosto de ambos. 

Um dos meus sistemas preferidos para o fortalecimento de tendões e ligamentos é o chamado Yi Jin Jing (Sistema Budista de Shao Lin), para acalmar a mente, melhorar o foco eu prefiro os cinco Animais (Sistema Taoista de Wu Tang). 

E termino hoje com a seguinte sugestão: Veja se há QiGong na vossa área, e experimente. Se não encontrar procure na internet, são muitos os benefícios que podemos extrair de movimentos simples, respiração coordenada, atenção e foco. 

qigong

Quer receber artigos clínicos? Subscreva a nossa newsletter