Medicina Chinesa

Com mais de 2.000 anos de história, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) fundamenta-se na filosofia Taoista, acreditando que a doença resulta do desequilíbrio no fluxo da força vital (Qi).

A desarmonia Yin-Yang, manifestada em sintomas de frio ou calor, excesso ou deficiência, interno ou externo, é abordada através de cinco áreas principais de ação: Acupuntura, Fitoterapia, QiGong, massagem TuiNa e Dietética.

Embora a Acupuntura seja mais conhecida no ocidente, a MTC compreende 12 meridianos que conectam órgãos e partes do corpo, que são usados para inserir agulhas e equilibrar o Qi, prevenindo doenças, porque permite uma intervenção preventiva, antes dos sintomas se agravarem.

ACUPUNTURA

Amplamente reconhecida no ocidente, a acupuntura envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo.

Esses pontos, distribuídos ao longo dos meridianos, são estrategicamente selecionados para modificar o fluxo de Qi e restaurar o equilíbrio.

TUI NA

Esta é uma prática, que vai além de uma simples massagem, cujo nome deriva das palavras chinesas “Tui” e “Na”, traduzidas como “empurrar” e “agarrar” respetivamente. 

Esta técnica terapêutica, enraizada na Medicina Tradicional Chinesa, é indicada tanto para tratar lesões existentes, quanto para prevenir novas.

FITOTERAPIA

Termo originado do grego therapeia (tratamento) e phyton (vegetal), concentra-se no estudo das plantas medicinais e na sua aplicação na cura de doenças.

As fórmulas fitoterápicas resultam da combinação de plantas medicinais chinesas, apresentadas em diversas formas, como comprimidos, cápsulas, gotas, chá ou creme.

AURICULOPUNTURA

É uma especialidade da Acupuntura, concentrando-se na estimulação de micro pontos localizados no pavilhão auricular, conhecido como orelha.

Com mais de 200 pontos de acupuntura identificados nessa região, a técnica permite a aplicação de estímulos, através de agulhas ou sementes.

VENTOSATERAPIA

A aplicação de ventosas (pequenos copos de acrílico ou vidro) na pele permite-nos criar uma pressão negativa no tecido conjuntivo, liberando a energia estagnada.

 

ELETROACUPUNTURA

O uso de correntes elétricas ajuda a potencializar o estímulo dos pontos de Acupuntura para desobstruir e equilibrar o fluxo de energia.

Esta abordagem é frequentemente aplicada no tratamento de questões relacionadas com o sistema músculo-esquelético, obesidade e estética.

MOXABUSTÃO

Reconhecida como moxa, essa técnica envolve a queima de erva seca (Artemísia) para gerar calor num ponto de acupuntura específico ou numa área do corpo.

PLANO ALIMENTAR

Uma abordagem personalizada para promover equilíbrio e saúde, desenvolvida com base nos princípios da Dietética Chinesa.

Cada plano alimentar considera a individualidade de cada pessoa, utilizando os alimentos como “medicina” para harmonizar o corpo e a mente.

Outros

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Agende já a sua consulta e garanta o seu bem-estar.

+ 0
Sessões de
estilo de vida

Subscreva a nossa newsletter