Como a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar na prevenção ou melhoria dos sintomas das gripes e constipações?   

“Os três meses de inverno denotam fechamento e armazenamento. A água congela e a terra se abre. Vá para a cama cedo e se levante tarde. Você deve esperar pelo brilho do sol. Permita que a vontade da mente entre em um estado oculto como se estivesse fechada. Evite o frio e procure calor. Abstenha-se de suar, pois faz com que o Qì seja levado rapidamente. Isto está em ressonância com o Qì do inverno e o Caminho para nutrir o armazenamento”. Huang Di Nei Jing (Livro do Imperador Amarelo), Su Wen – Capítulo 2.

A Medicina Tradicional Chinesa é preventiva acima de tudo. Portanto como diz o ditado “Mais vale prevenir do que remediar”. A MTC denomina a nossa energia defensiva (imunidade) de Wei Qi, portanto para nos protegermos das doenças o nosso objetivo é tonificar/nutrir o Wei Qi. De um modo muito simples o Wei Qi é formado pela energia proveniente da alimentação (Gu Qi), juntamente com a Energia da respiração (ou Qi do ar = Zong Qi) e ainda a nossa energia original (Yuan Qi) … Eu sei, muitos Qi’s. Mas o importante é a noção de que podemos alterar a qualidade das nossas defesas através da alimentação e respiração. Consequentemente usamos preferencialmente o QiGong, Fitoterapia (Plantas) e dietética como métodos principais de tratamento. A combinação de Astragalus (Huang Qi em Chines) e Ginseng (Ren Shen em Chines) é sem dúvida o mais usado como base para a criação de todas as fórmulas de Medicina Chinesa usadas para fortalecer a imunidade. Ambas podem ser facilmente encontradas em ervanárias e lojas de suplementos, geralmente sob forma de comprimidos ou ampolas (não tomar se estiver grávida). O alimento mais clássico para nutrir o Wei Qi é a pera, não é por acaso que estamos na altura delas. 

E o que fazer quando os sintomas já começam a surgir? 

Nestes casos a nossa estratégia muda. Vou dar dois exemplos de prescrições mais comuns e os seus respetivos sintomas. Nós dividimos as patologias de origem externa em 2 grupos principais, as com características frias e as com características quentes. As mais comuns nesta altura são obviamente as do tipo frio. As plantas mais usadas para expulsar estes fatores patogénicos são o Gengibre e a Canela. Quando eu estive na China, foi-me prescrito um chá com a seguinte combinação: Gengibre, Canela (o ramo), cravinho e malagueta. Extremamente eficaz, mas não muito agradável para estômagos mais frágeis. Um chá bem quente tanto em termos de temperatura física como no efeito das plantas no corpo, com plantas extremamente termogénicas. Ótimas para sintomas de calafrios, febre baixa (38ºC), dores no corpo, etc. Promovem a sudorese (transpiração) e admito que acordei como nova. Para as patologias do tipo calor caracterizadas por febres mais altas (39ºC), dores de garganta, calores, etc. as prescrições já são diferentes nestes casos optamos por plantas mais frescas como a Hortelã-Pimenta por exemplo. 

Como uma última dica, um escalda pés ao final do dia é excelente para manter o corpo aquecido para uma melhor noite de sono, que faz milagres na recuperação de uma doença.

Em todos os casos eu sempre aconselho a consultarem um especialista, algumas destas plantas têm efeitos secundários, contraindicações e podem interagir com medicações. Para além disso o especialista pode fazer um diagnóstico mais preciso e prescrever uma combinação mais indicada para cada caso. Como por exemplo no caso de haver presença de mucos, dor de cabeça ou qualquer outro sintoma que eu não tenha referido. Um bom especialista também saberá dizer quando é necessário consultar um médico e avançar para uma medicação mais forte. 

Gripes e Constipações

Quer receber artigos clínicos? Subscreva a nossa newsletter